MAHON E MAYONNAISE
O nome de "mayonnaise", um dos mais apreciados condimentos da cozinha internacional, feito à base de gema de ovo, azeite de oliveira, vinagre e sal, representa uma deturpação do seu lugar de origem - uma pequena cidade da ilha de Minorca, no arquipélago das Baleares, constituído por cinco ilhas e dez ilhotas. Essa cidade tem o nome de Mahón. Com cerca de 15 mil habitantes, é a capital da Minorca e é considerada um dos melhores portos do Mediterrâneo ocidental.
Quando o Cardeal Richelieu governava a França em nome de Luís XIII, tropas francesas ocuparam Mahón. A ocupação durou sete anos, de 1756 a 1763. Os soldados franceses se deliciaram com tal condimento, que introduziram na França com o nome de mayonnaise, em vez de mahonnaise, ou seja, mahonesa, como seria correto.
Há, no entanto, quem pretenda atribuir o nome à predileção do General MacMahon, presidente da França de 1873 a 1879, por tal espécie de iguaria. Mas muito antes já era a maionese usada como molho de lagostas e salmões. A outra explicação é que é acolhida pelos bons dicionários.
Texto de Raimundo Magalhães Jr. em "Dicionário de Provérbios, Locuções,Curiosidades Verbais, Etimologias Pitorescas e Citações",Editora Tecnoprint Ltda, Rio de Janeiro, s/d, excerto p. 195. Adaptado, digitado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa
0 Response to "MAHON E MAYONNAISE"
Post a Comment