COMO DE DEVE COMER A CARNE ( Mantida a ortografia original do texto de 1903)
Cremos que é inutil recommendar que a mais rudimentar civilidade prohibe pegar nos ossos e leval-os á bocca, para comer a carne, ou tocar-lhes com os dedos.
Deve-se usar o mais delicadamente possível do garfo e da faca para retirar a carne dos ossos.
Os pedaços de carne devem ser cortados no prato, sem enterrar o garfo, segurando-os apenas com elle, e, atravessando-se a faca rente com o garfo, dá-se o talho que corta a carne.
A mão nunca deverá passar do cabo da faca.
Corta-se o pedacinho, que deverá ser regular, á medida que se vai comendo.
Chega-se o molho com a ponta da faca e então quando é permittido espetar o garfo e levar o boccado á bocca, com a mão esquerda.
Emquanto o garfo faz esta operação, a faca deverá ser conservada na mão direita, até o fim do prato, pois não seria elegante estar pegando e largando de cada vez.
Os ossos, que vão sendo destacados da carne, pela fórma acima, devem ser cuidadosamente collocados na beira do prato, de maneira a não se misturarem com o seu conteúdo.
Deve-se tomar esses hábitos em casa, para depois, em publico, não se sentir constrangimento e não parecer que se ignora os mais comesinhos habitos de civilidade.
Texto sem identificação de autoria, publicado no semanário "O Sertanejo", Barretos SP, datado de 8 de fevereiro de 1903. Foi mantida a ortografia original. Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.
0 Response to "COMO DE DEVE COMER A CARNE ( Mantida a ortografia original do texto de 1903)"
Post a Comment