A FUNDAÇÃO DO FRIGORÍFICO DE BARRETOS


Parcela significativa da população local se amontoava na gare da estação de Barretos para presenciar a chegada oficial da primeira locomotiva da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Era 25 de maio de 1909 e a alegria dos barretenses era compartilhada pelos diretores dessa companhia ferroviária, mas por outro motivo. O interesse em bem tirar proveito das atividades em torno da pecuária havia movido o segundo grupo, desde um período anterior ao estabelecimento dos trilhos dessa companhia em Barretos, representando esse episódio, na verdade, o coroamento de um projeto bem pensado. Tal ensejo, inclusive, é que motivou os diretores da Paulista a aprontarem, ainda em 1909, os preparativos para dotar esse coroamento de reais condições: solicitação ao governo estadual da implantação de um posto zootécnico em Barretos; acordo com a Estrada de Ferro São Paulo Railway para condução das boiadas de Jundiaí até a cidade de São Paulo; e acordo com a Estrada de Ferro Central do Brasil, visando transportar o gado da cidade de São Paulo até a cidade do Rio de Janeiro (AESP - Relatorio n. 59:20-22). Não por coincidência, resolveram os diretores da Paulista, logo após haver chegado com seus trilhos a Barretos, encaminhar à prefeitura local, na própria pessoa do conselheiro Antônio Prado, um pedido de concessão para a construção de um grande matadouro frigorífico no município.Conforme a lei municipal de número 42, assinada em 16 de outubro do mesmo ano de 1909, sem demora ou qualquer tipo de impedimento, a Câmara concedia a esta empresa - ou à empresa por ela organizada - o privilégio de estabelecer tal empreendimento.

O texto da lei é interessante, pois a Câmara concedia à Paulista: “o privilégio pelo prazo de 40 anos para o uso e gôzo, dentro do Municipio, de um grande matadouro em que se empregue o processo frigorífico para resfriamento de carne e exploração dos produtos derivados do gado abatido”. A expressão “em que se empregue o processo frigorífico” é bastante indicativa do fascínio pela indústria de refrigeração da carne. Lei municipal nº 56, de 31 de dezembro, prorrogou o prazo concedido à Companhia Frigorífica Pastoril. AMCMB - Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barretos. 31/12/1909. Atas da Câmara Municipal de Barretos: Livro 4 (02/01/1908 a 29/06/1910).

Em 1910, a Paulista transferiu seus direitos de concessão à Companhia Frigorífica e Pastoril, firma privada nacional, fundada em São Paulo (1910) e subsidiária da Companhia Mecânica e Importadora de São Paulo. Nas reuniões anuais de 1910 e 1911, os acionistas da Paulista debatiam animadamente a respeito da criação da Companhia Frigorífica e Pastoril, afirmando que:

Preparados estes elementos (concessão do frigorífico e escolha do local a ser implantado), promoveu a Directoria a incorporação da Companhia Frigorífica e Pastoril, que se fundou nesta cidade em 11 de Abril do corrente anno, á qual trata de transferir a concessão obtida da Câmara de Barretos e os immoveis adquiridos naquelle municipio, pelo preço de custo. Fundada com o capital de 3.000:000$000, de que a Companhia Paulista subscreveu a décima parte, ou 300:000$000, está a Companhia Frigorifica e Pastoril, apparelhada com amplos recursos para iniciar no Brasil, e sob os melhores auspícios a exploração dos importantes ramos industriaes de que nos temos occupado e seus derivados, exploração que, se tiver o desenvolvimento que é de esperar, muito há de contribuir para o augmento da riqueza publica e particular. (AESP - Relatório n.61, 1910:13-14)

Por escriptura publica, lavrada em notas do 2º tabellião desta capital, em data de 30 de janeiro de 1911, a Companhia Paulista transferiu á Companhia Frigorífica e Pastoril o privilegio que obtivera da Câmara Municipal de Barretos para a construcção e exploração no referido município, de um matadouro em que se empregue o processo frigorífico para o esfriamento da carne e exploração dos productos derivados do gado abatido. Essa transferencia foi feita pelo preço de 25.000$000 de réis, importância das despesas feitas pela Companhia. Por conta das acções da nova empresa, subscripitas pela Companhia Paulista, foi realisada, no exercício de 1910, a primeira prestação chamada, no valor de 20% na importancia de 60:000$000 de réis. Segundo se vê do relatorio publicado pela respectiva directoria, para ser presente á assembléa geral, que se reuniu a 27 de março do corrente anno, a Companhia Frigorifica e Pastoril trabalha com actividade para a installação do matadouro de Barretos, que segundo está projectado e em via de construcção, occupará logar saliente entre os mais importantes matadouros frigorificos existentes. (AESP - Relatorio n. 62,1911:11)

Explica-se, assim, a citada transferência de concessão. Na condição de subsidiária da Companhia Mecânica e Importadora de São Paulo, a Companhia Frigorífica e Pastoril de Barretos estava, na verdade, envolvida com diversos outros negócios e empreendimentos, como cafeicultura, ferrovias, indústrias e bancos, da qual eram proprietários, além do próprio conselheiro Antônio Prado e irmãos, membros da parentela e Alexandre Siciliano (PERINELLI NETO, 1999). Assim, o estabelecimento instalado em Barretos compunha um conglomerado de empresas, que incluía a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais (responsável pelo transporte do gado a ser abatido no frigorífico e da carne a ser enviada aos centros consumidores), o Banco do Comércio e Indústria em São Paulo (garantia de linhas de crédito e ativos disponíveis) e a Companhia Prado Chaves Exportadora (oportunidade de obtenção dos bens de produção). Além disso, fazia parte também algumas das maiores fazendas produtoras de café de São Paulo, como as fazendas “Veridiana” e “Guatapará”, entre outras (fontes seguras de capitais). Era a Companhia Frigorífica e Pastoril de Barretos, portanto, parte daquilo que já foi denominado grande capital cafeeiro”.

Durante os anos de 1910 a 1913, a Companhia Frigorífica e Pastoril de Barretos promoveu a construção do seu estabelecimento industrial de refrigeração de carne. A obra ficou sob encargo da empresa francesa Societ Dyle et Balacan (Paris), representada pelo engenheiro Ítalo Morelli, que lançou mão da planta de um frigorífico norte-americano. Concretizada as obras, estava fundado o maior frigorífico de capital privado nacional do Brasil, com um capital constituído por cerca de 5.000 contos de réis, uma equipe composta por 350 funcionários e uma capacidade de produção estipulada em 400 cabeças de bovinos abatidas por dia, sem contar a quantidade de abates de suínos ou de ovinos, também existentes (SUZIGAN, 1986: 338). A mão-de-obra especializada foi trazida da Argentina e dos Estados Unidos. Ao que consta, aos moldes do que já fazia a Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Fluviais, foi providenciada a construção de uma colônia para os operários.

A Companhia Frigorífica e Pastoril de Barretos adotou uma série de medidas para agilizar os trabalhos. Foram providenciadas as aquisições de uma propriedade rural formada por uma extensão de terras em torno de 427 alqueires localizada na região de Barretos e de uma outra constituída por cerca de 27 mil alqueires no município de São José do Rio Preto, ambas dominadas por pastagens e destinadas a garantir a reserva de alimento necessário ao gado magro adquirido junto aos criadores e recriadores pelos “compradores” do frigorífico. Junto a isso houve também a construção de um ramal ao lado do prédio do frigorífico e interligado à Companhia Paulista, que permitia o embarque da produção sem prejuízos para os mercados consumidores, bem como proporcionava a entrega direta de maquinário, de certos insumos e até mesmo de gado para abate. Somam-se ainda as ações promovidas pela Diretoria junto ao poder público paulista para que implantasse o mencionado Posto Zootécnico (inaugurado em 1911), subordinado a Secretária da Agricultura e responsável por promover a melhoria genética dos rebanhos.

A existência da Companhia Frigorífica e Pastoril de Barretos durou pouco. Entre 1919 o referido estabelecimento foi arrendado pela Brazilian Meat Company, mesma empresa que o adquiriu definitivamente, alterando sua denominação para Frigorífico Anglo S/A, em 1923. Essa aquisição envolvia um negócio de grande monta, pois a indústria estava situada numa área composta por quarenta e um alqueires e meio, contendo diversos prédios: sala de matança, de resfriamento e de preparo de sub-produtos, câmara de refrigeração, salgas de couros, calderaria, salsicharia, preparo de charque, fábrica de gelo, máquinas, acessórios, oficinas diversas, caldeiras, almoxarifado, escritórios, moradias, açougues, armazéns de primeira necessidade, escola,cinematographo, depósito de wagons e materiais, currais, seringas de gado, cercas, entre outros. Tal transação alteraria o funcionamento desse frigorífico e acarretaria conseqüências negativas aos criadores e recriadores de gado.

A Brazilian Meat Company fazia parte de um conglomerado: a Vestey Brothers Company, sediada em Liverpool, captaneada pelo Barão Vestey e organizada na década de 1890. Os dados envolvendo o conglomerado inglês a qual pertencia a Brazilian Meat Company impressionam, pois estava envolvido com ações em torno de ferrovia, controle de portos, posses fundiárias, ações em bolsa de valores, imóveis urbanos, sistema de telecomunicações em países como Argentina, Uruguai, México, Venezuela, China, índia, Egito, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e muitos outros países europeus. Faziam parte da Vestey Brothers Company empresas como a The Blue Star Line, Blue Star Ship Management Ltda e a Union Cold Storage Company. No Brasil, este conglomerado inglês possuía imensas fazendas de gado e frigoríficos estabelecidos em Mendes, Santos e Pelotas, inaugurados por volta do mesmo período e igualmente adquiridos junto acapitalistas nacionais. Para os diretores deste grupo financeiro o Frigorífico de Barretos parecia figurar como mais um bom investimento.

Não obstante, a fundação do Frigorífico de Barretos representava mais do que a presença de um estabelecimento industrial de grande porte nessa cidade. Vinculada aos discursos e as práticas mais atualizadas do período, o advento de tal empresa trazia consigo a materialização de um projeto de controle social do trabalhador mais amplo e que envolvia, inclusive, a construção de um bairro operário anexo à própria fábrica (DE DECCA, 1991). Tal controle era bem visto pelos representantes do poder público local, daí o fato desta empresa estar situada na mesma direção do bairro “Outro Mundo” (sul de Barretos), porém, cerca de 5 Km desta área. É preciso considerar que boa parte dos diretores-proprietários deste frigorífico era composta por homens habituados a viajarem para a Europa e os Estados Unidos, onde o desenvolvimento do sistema fabril havia sido latente no século XIX (HOBSBAWN, 1977). Além disso, esses mesmos homens estavam acostumados com a experiência desenvolvida em fábricas instaladas na cidade de São Paulo, onde residiam, tinham seus negócios e exerciam suas atividades políticas (TEIXEIRA, 1990; BLAY, 1985).

A discussão envolvendo o Frigorífico de Barretos quando pertencia ao grupo de capitalistas nacionais é limitada pela ausência de fontes. Sabe-se, porém, que sob domínio dos ingleses o referido estabelecimento vivenciou um aprofundamento das estratégias de controle dos funcionários, tendo em vista o avanço de pressupostos tayloristas: a especialização dos departamentos, a premiação pela produtividade, a impossibilidade de comunicação e a rotatividade de cargos entre os trabalhadores (MORAES NETO, 2002; BRAVERMAN,1977). Tais modificações são indicativas de que os novos diretores se apoiavam na idéia de que a produção industrial não deveria primar pela qualidade do trabalhador, mas sim pela maneira como estava organizada a linha de produção, ou seja, pela disposição física da fábrica e a distribuição dos serviços em seu interior. Este tipo de expediente oportunizava a contratação de mão-de-obra reduzida e menos qualificada, ou seja, resultava numa diminuição com os gastos salariais e trabalhistas (ZANETTI; VARGAS, 2007). A dominação e o controle sobre o trabalhador seriam intensos se considerarmos que o aprofundamento do taylorismo pelos ingleses não excluiu a violência e o paternalismo anteriormente empregados.

Os funcionários do frigorífico passavam a ter contato com tecnologias que interferiam na forma de enxergar a realidade (SANTOS, 1996). Na fábrica existiam máquinas a vapor e movidas por energia elétrica. Para garantir a conservação da carne e dos derivados eram empregadas máquinas de gelo e eram usados refrigeradores nas grandes câmaras frias, respectivamente. Para embalagem dos produtos a serem comercializados lançava-se mão de vidros, de latas e de plásticos. Para entregas de produtos em Barretos e região utilizavam-se automóveis. Sem levar em consideração o próprio espaço fabril e a maneira como era organizada a produção, todos os equipamentos somados e alguns outros não citados configuravam um ambiente diferente, fortemente marcado pelas conseqüências da Revolução Industrial (SEVCENKO, 1998; HOBSBAWN, 1977).
 
Mas, acima de tudo tinha-se contato com o trem. Um ramal especialmente construído pela Companhia Paulista havia gerado, inclusive, a construção de uma estação denominada, justamente, “Frigorífico”. O trem garantia o escoamento da produção e a entrega de matéria prima, produtos alimentícios e de maquinários, atividades que exigiam do frigorífico a disponibilidade de funcionários designados especialmente para o cumprimento dessas tarefas. O trem possibilitava ainda aos funcionários do frigorífico o deslocamento até Barretos ou outras cidades diretamente da estação que ladeava a empresa, facilitando desse modo a ida e o retorno dos trabalhadores que não residiam no próprio bairro da empresa. O trem ainda marcava o cotidiano dessa gente com seus silvos, tendo em vista que os trilhos cortavam boa parte da área do frigorífico, se aproximavam bastante do bairro de funcionários e estavam ligados diretamente à fábrica. Sinônimo de progresso, o trem marcava de modo indelével o cotidiano dessa gente, já que se fazia presente no tempo, no alimento, na saudade e no cumprimento das atividades diárias.

Determinados pontos do Frigorífico eram marcos referenciais. A entrada dessa empresa era caracterizada pela presença de um pontilhão (composta pela passagem ferroviária e a pista da vicinal que ligava essa empresa a Barretos), situado antes da guarita posicionada na entrada da área ocupada pelo bairro de funcionários e o complexo fabril e, muitas vezes, interditada pela ocorrência de enchentes. Pouco após o pontilhão e antes das instalações que formavam o complexo fabril propriamente dito, constava ainda uma plantação de eucaliptos, provavelmente cultivados por obra e vontade de Edmundo Navarro de Andrade, agrônomo que atuava na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, introdutor dessa planta no país e figura muito próxima do velho conselheiro Antônio e da família Prado (MARTINI, 2004). Já os inúmeros currais constituíam um espaço em que os funcionários não apenas tratavam com os bovinos, como também mantinham convivência com peões, boiadeiros e invernistas, portanto, tinham acesso a informações, costumes e valores de outras regiões do Brasil Central Pecuário, trazidas pelos homens que transportavam o gado, inaugurando-se aí, portanto, uma ponte entre universos sócio culturais diferentes.

Excertos do texto de Humberto Perinelli Neto publicado com o título de "Espaço(s) Fabril(is) e Tempos Sociais Diversos: Etnografia Histórica, Particularidades da Modernidade Brasileira e o Frigorífico de Barretos (1909/1931)" apresentado no Instituto de Biociências,Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de São José do Rio Preto SP. Adaptação e ilustração para ser postado por Leopoldo Costa.

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