CULINÁRIA DA ALEMANHA É ROBUSTA: TEM CARNES, BATATAS E OS TÍPICOS SALSICHÕES


Refeição tradicional da Francônia começa com sopa, seguida por pratos regionais como o joelho de porco. Cardápios do Estado de Baden-Württemberg incluem especialidades de três regiões distintas, como a histórica Suábia.

Num primeiro momento, as culinárias da Francônia e de Baden-Württemberg não costumam surpreender tanto o viajante, tarefa que cabe aos vinhos —as estrelas nas mesas da região.

Dito isso, as robustas refeições oferecidas nos restaurantes são quase sempre muito saborosas e bem preparadas, e, o mais importante, combinam perfeitamente com seus vinhos e cervejas.

Uma típica refeição na Francônia começa com sopa, seguida por pratos regionais, como o schweinsbraten (porco assado), o joelho de porco e o fränkischer sauerbraten (carne assada marinada com molho levemente azedado), acompanhada de dumplings (bolinhos) de batata e repolho. Chucrute e aspargo também são  típicos. Já o outono é época de cogumelos e carnes de caça, como javali e lebre.

Como em toda a Alemanha, as salsichas (bratwurst),fritas ou grelhadas, estão sempre nos cardápios. Das mais de 50 variedades encontradas no país, as mais típicas na Francônia são os salsichões de porco de Würzburg, ou winzerbratwurst, que levam vinho branco em seu preparo, e os de Nuremberg, que podem levar pimenta, cardamomo e gengibre.

Um prato típico com os salsichões da região é o blaue zipfel, feito com vinagre, vinho branco e cebola, que lhe conferem um caldo azulado. Também onipresente é o wiener schnitzel, parente austríaco do bife à milanesa. O fino bife de vitela é acompanhado de fritas ou salada de batatas e um limão.

Em Würzburg, são diversas as opções de gastronomia local, dentre as quais o Juliusspital Weinstüben,da vinícola de mesmo nome.

Nos vilarejos e vinícolas da região as alternativas já não são tantas. Em Volkach, uma das poucas opções é o restaurante do romântico hotel Zur Schwane.

TRÊS EM UM

Os cardápios do Estado de Baden-Württemberg incluem especialidades de três regiões distintas: a do nordeste da Francônia, a de Baden e da Suábia, outra região histórica que ultrapassa os limites atuais dos Estados alemães.

Pratos típicos oferecidos nos restaurantes de Stuttgart e região incluem os maultaschen, uma espécie de grande ravióli recheado de carne e espinafre, servido normalmente no caldo de legumes ou carne ou frito com cebolas, e o popular spätzle,massa preparada com ovos que muitas vezes chega à mesa com queijo emmenthal ou lentilhas—esta última versão é o prato nacional da Suábia.


A região da Floresta Negra, no oeste do Estado, também dá origem a algumas especialidades, como o schwarzwälder schinke, presunto defumado, e, obviamente, a schwarzwälder kirschtorte, a famosa torta Floresta Negra.

No lago Constança, a pedida são os pescados. No Zur Winzerstube, em Hagnau,dá para provar trutas,percas e pescadas locais. As barracas de rua e lanchonetes vendem currywurst (salsicha de porco servida com molho à base de ketchup, curry em pó e molho inglês).

Texto de Pedro Carrilho, publicado no caderno "Turismo" da "Folha de S. Paulo de 22 de novembro de 2012, com o título de "Culinária robusta tem carnes, batatas e típicos salsichões". Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.

0 Response to "CULINÁRIA DA ALEMANHA É ROBUSTA: TEM CARNES, BATATAS E OS TÍPICOS SALSICHÕES"

Post a Comment

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel