COREIA DO SUL EMBARGA IMPORTAÇÃO DE CARNE BRASILEIRA


A Coreia do Sul tornou-se o sexto país a impor restrições às importações de carne bovina brasileira por medo de contaminação pela doença conhecida como mal da vaca louca. A informação foi confirmada nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Agricultura.


Japão, China, África do Sul, Arábia Saudita e Egito já haviam notificado o governo brasileiro sobre a decisão de suspender temporariamente as compras de carne do país. O Egito proibiu a importação de carnes apenas do Paraná, Estado onde foi detectada a doença em um animal morto em dezembro de 2010.

O Brasil analisa agora quais medidas poderão ser tomadas no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio) para impedir uma escalada das restrições comerciais ao produto.

O secretário de defesa agropecuária, Ênio Marques, fará na quarta-feira (19) uma reunião com técnicos da organização, na Suíça, para expor o caso. Ele será acompanhado por diplomatas brasileiros.

O governo argumenta que não há razões para que parceiros comerciais do Brasil suspendam a compra de carne, já que a própria OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) decidiu manter o status de risco insignificante para a doença no país.

Num primeiro momento, o Brasil acionou adidos agrícolas para apresentar as explicações dos técnicos do governo sobre o caso. Além dos países que anunciaram embargos, foram planejadas vinte visitas técnicas aos principais destinos do produto no exterior.

EXPORTAÇÕES


As restrições mais preocupantes foram as impostas por Arábia Saudita e Egito.

A Arábia Saudita, que anunciou bloqueio total das importações do produto, é o décimo maior destino da carne brasileira no exterior.

O Egito, quarto maior importador do produto, anunciou embargo apenas à carne de fazendas do Paraná --Estado onde foi identificado o agente causador do mal.

Os demais países têm peso limitado na pauta de exportações de carne bovina brasileira.

De janeiro a outubro, o Brasil exportou pouco mais de 1 milhão de toneladas do produto. Japão, China, África do Sul e Coreia do Sul responderam juntos por 1,5% das vendas do Brasil no exterior no período.

Texto de Renata Agostini publicado na "Folha de S. Paulo" de 18 de dezembro de 2012 com o título de "Coreia do Sul é 6º país a embargar carne brasileira após vaca louca". Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.

0 Response to "COREIA DO SUL EMBARGA IMPORTAÇÃO DE CARNE BRASILEIRA"

Post a Comment

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel