BELÉM, A CIDADE NATAL DE JESUS CRISTO
Leopoldo Costa
Belém é uma cidade da antiga Judá na Palestina central. Está situada nas colinas da Judéia a 5 milhas (8 km) ao sul de Jerusalém.A palavra "Belém" (Bethlehen em inglês) em árabe "Bayt Lahm" significa 'Casa de Carne' e em hebráico "Bet Leẖem" significa 'Casa do Pão'. Foi o local do nascimento de Jesus Cristo segundo os Evangelhos (Mateus 2, Lucas 2); A teologia cristã liga o fato com a crença de que seu nascimento cumpriria a profecia do Antigo Testamento predizendo que o futuro governante de Israel seria procedente de Belém de Efrata (Miquéias 5:2). Alguns estudiosos modernos do Novo Testamento acreditam que essa parte dos relatos do Evangelho foi incluída posteriormente e sustentam que Jesus de fato nasceu em Nazaré, onde passou toda a sua infância, mas a crença cristã celebra Belém como local de nascimento de Jesus a quase dois milênios.
Nos tempos modernos, Belém fez parte do mandato da Palestina (1923-1948), após a guerra árabe-israelense de 1948-1949, em 1950, foi anexada pela Jordânia e administrada pela muḥāfaẓah (governadoria) de al-Quds (Jerusalém). Depois da Guerra dos Seis Dias (1967), passou a fazer parte da Cisjordânia (Judéia e Samaria) território sob administração israelense.
No Antigo Testamento, a cidade é muitas vezes referida como Belém de Efrata, ou Belém de Judá. Um antigo registro foi encontrado nas cartas de Amarna (século 14-BC) que são documentos diplomáticos descobertos em Tell el-Amarna, no Egito, porém ainda susta algumas dúvidas. Belém é mencionado pela primeira vez na Bíblia em ligação com Raquel, que morreu à beira de uma estrada próxima (Gênesis 35:19). É também o cenário para a maior parte do Livro de Rute e foi o berço presumido, e, certamente, a casa, de seu descendente, o rei Davi; lá ele foi ungido rei de Israel pelo profeta Samuel (I Samuel, 16). A cidade foi fortificada por Roboão, neto de Davi e primeiro rei de Judá, após a divisão do território entre Israel e Judá (II Crônicas, 11). Depois do retorno do povo judaico para a Palestina com o fim do cativeiro babilônico (516 aC e seguintes), a cidade foi repovoada. Mais tarde, uma guarnição romana acampou em Belém para combater a segunda revolta judaica liderada por Bar Kokhba (135 dC).
O local do nascimento de Jesus foi identificado por São Justino Mártir, um apologista cristão do século segundo, como uma manjedoura em "uma gruta perto da aldeia", a gruta, agora sob a nave da Igreja da Natividade no coração da cidade, tem sido, desde então, sempre venerada pelos cristãos.
Belém foi um centro monástico desde bastante tempo, São Jerônimo construiu ali um mosteiro com a ajuda de rabinos palestinos, onde traduziu o Antigo Testamento para o latim do original hebraico (século 5). Isto, juntamente com o Novo Testamento, que ele havia traduzido do grego, antes de vir para a Palestina, constituem a Vulgata, a versão padrão latina da Bíblia usada pela Igreja Católica Romana.
![]() |
Tumba de Raquel |
Atualmente tem uma população de pouco mais de 25.000 habitantes. Em 1596, por um censo realizado pelo Império Otomano, com uma população de 1435, era a 13° cidade da Palestina.
Baseado em texto da "Encyclopedia Britannica", 2007, traduzido, adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.
0 Response to "BELÉM, A CIDADE NATAL DE JESUS CRISTO"
Post a Comment