UM DOS MELHORES LUGARES PARA COMER NO MUNDO É O BIRA DE GUARATIBA.


Restaurante de bairro é o único carioca a ganhar o título da revista americana ‘Newsweek.

Mesmo com a concorrência de um farto cardápio de restaurantes badalados da Zona Sul, uma casa de decoração rústica, na Zona Oeste, dona de uma seleção de pratos com ingredientes simples e do mar, acaba de ser eleita uma das melhores do mundo, em recente votação dos 101 melhores lugares para comer no planeta — na avaliação da revista americana “Newsweek”. Comandado por um pescador, o restaurante Bira de Guaratiba, em Barra de Guaratiba, foi o único carioca entre os quatro estabelecimentos brasileiros citados na pesquisa, que tem os paulistanos D.O.M., Maní e Mocotó. A revista consultou 53 chefs para fazer a lista.
À primeira vista, o Bira não se destaca entre as outras dezenas de restaurantes especializados em frutos do mar que surgiram na região da Baía de Sepetiba nos últimos 20 anos. Nem placa com letreiro há do lado de fora do imóvel, numa ladeira íngreme, a Estrada da Vendinha. Lá dentro, luminárias feitas de cabaças, quadros e esculturas de inspiração marinha e não mais que 30 mesas de madeira, espalhadas pelo deque e pela varanda, aguardam a clientela da casa, fundada em 1992 por Ubiratan de Souza Leal, de 61 anos. Além de pescador, ele é shaper de pranchas de surfe, artista plástico e trabalhou como salva-vidas nas décadas de 60 e 70.
— Todos os nossos pratos são frescos, feitos na hora. Uso peixes que eu compro, corto e limpo, além de temperos e ingredientes que eu mesmo planto no meu sítio. Só não produzo o arroz, o azeite de dendê e o sal. Acho que a qualidade da minha comida, artesanal, é que faz a diferença — diz Bira, orgulhoso. O limão, a banana, a laranja, o aipim, a salsa, a cebolinha, o urucum e até o açafrão usados nos 12 pratos que compõem o cardápio da casa são cultivados e colhidos pelo próprio chef, que usa três tipos de peixe nas moquecas (que ele prefere chamar de ensopados) e nos assados: linguado, robalo e cação. Isso porque eles são encontrados com mais facilidade no mar de Guaratiba e Marambaia e, assim, chegam mais frescos: — O extrato de tomate também é feito aqui na minha cozinha. E eu não uso farinha para engrossar nenhum prato: meu ensopado eu engrosso com aipim — conta Bira.

********************

Moqueca de peixe é o prato favorito da clientela.

Um dos pratos mais antigos e mais pedidos é o robalo cozido com banana, que perde apenas para a campeã moqueca de peixe. Os preços variam entre R$ 135 e R$ 250. — Quando abri, eu só servia três pratos, robalo com banana, creme de camarão e caldeirada de frutos do mar. Depois de três anos, eu incluí o ensopado de peixe, que batizei de moqueca porque todo mundo chamava assim — revela Bira.
Ele brinca dizendo que traz no DNA a vocação para a cozinha e para “as coisas do mar”. O bisavô, o avô e o pai eram pescadores. E a mãe, Palmira, de 78 anos, é a dona do Tia Palmira, restaurante famoso entre os turistas estrangeiros. Quem frequenta a casa, como o chef francês Claude Troisgros, que vira e mexe leva amigos chefs para almoçar lá, e a atriz Cleo Pires, se sente atraído também pelo ambiente. — Me apaixonei não só pelo lugar lindo, mas pela família do Bira. Gente simples, trabalhando junto para tudo dar certo — derrete-se Troisgros.

Texto de Simone Candida publicada em "O Globo" de 9 de setembro de 2012 com o título de "Um dos 101 melhores lugares para comer no mundo fica em Guaratiba". Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.

0 Response to "UM DOS MELHORES LUGARES PARA COMER NO MUNDO É O BIRA DE GUARATIBA."

Post a Comment

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel