IOGURTE GREGO - O FALSO MAGRO
Novidade no mercado brasileiro, iogurte grego tem mais calorias, açúcar e gordura que o tradicional.
As marcas lançaram campanhas neste mês divulgando as vantagens do iogurte, que já é velho conhecido nos Estados Unidos e na Europa. As principais diferenças em relação ao tradicional são a consistência mais firme e a menor acidez. “É como se fosse concentrado”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria. O que garante a textura diferente é a gordura — o da Vigor tem creme de leite na fórmula. E todos já vêm adoçados, com açúcar mesmo.
O iogurte grego está sendo vendido em embalagens de 100 gramas, enquanto o tradicional vem em potes de 170 gramas ou 200 gramas. “Fizeram potes pequenos para a pessoa não se assustar com o total de calorias”,opina a nutricionista Daniela Jobst. “Tem que tomar cuidado porque, em comparação com o normal, só aumenta o que é ruim: açúcar e gordura. E é uma gordura ruim [a saturada], de origem animal.” O novo iogurte pode,entretanto, funcionar para matar a vontade de comer doce. “Às vezes, a pessoa come algo light e acha que não comeu nada. Esse produto deve ajudar a segurar a onda e é fonte de cálcio e de proteína”, afirma a nutricionista Antonaccio.
GORDO, MAS GOSTOSO
Por meio de nota, a Nestlé informou que o iogurte grego faz parte de uma nova categoria, “voltada para quem busca como principais atributos sabor e textura”. O produto não é vendido como sendo de baixa caloria, lembra. A Vigor disse que sua proposta “é oferecer um produto superior do ponto de vista de cremosidade e sabor”. Segundo a nota, toda a gordura do iogurte vem do creme de leite, “que garante a textura”.
Texto de Juliana Vines, publicado na "Folha de S. Paulo" de 25 de setembro de 2012, com o título de "Falso magro". Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.
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