QUEIJOS DA DINAMARCA

Leopoldo Costa

O queijo mais popular da Dinamarca é o Havarti fabricado com leite de vaca. Foi criado em meados do século XIX por Hanne Nielsen na sua propriedade chamada Havarthigaard, situada em Overod, ao norte de Copenhague. É um queijo de sabor amanteigado que pode ser fatiado, grelhado e usado como sobremesa. Existe também o Havarti Cremoso que é diferente do original, de curta durabilidade devendo ser consumido fresco ou com pouca maturação, pois fica com o sabor alterado e pode ganhar uma aparência feia. Podem ser condimentados com pimenta, alho e ervas aromáticas ou flavorizados com frutas ou coco.

O Fynbo é um queijo semiduro produzido com leite pasteurizado de vaca e tem aroma de trigo sarraceno. Seu nome proveio da ilha de Fyn, onde é originário. As peças pesam cerca de 2 kg.

O queijo Danbo é semimole fabricado com leite de vaca, sendo maturado no mínimo durante 12 semanas. É produzido em blocos entre 6 kg e 9 kg. A casca é  lisa, seca e amarelada, podendo ser coberta de cera vermelha. O miolo é de cor mais pálida, flexível e com pequenos buracos.  Nas primeiras décadas do século XX imigrantes dinamarqueses estabeleceram-se no sul de Minas Gerais e iniciaram a produção de uma variedade desde queijo dando origem ao queijo Prato.


Veja também:

QUEIJOS DA POLÔNIA
QUEIJOS DA RÚSSIA
QUEIJOS DO ORIENTE MÉDIO
QUEIJOS DA CHINA
QUEIJOS DA INDIA
QUEIJOS DA HUNGRIA
QUEIJOS DA AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA
QUEIJOS DO HIMALAIA
QUEIJOS DA ARGENTINA, CHILE E VENEZUELA
QUEIJOS DA ÁUSTRIA
QUEIJOS DA BÉLGICA
QUEIJOS DO MÉXICO
QUEIJOS DO CANADÁ
QUEIJOS DOS ESTADOS UNIDOS
QUEIJOS DA SUÉCIA
QUEIJOS DA NORUEGA
QUEIJOS DA GRÉCIA
QUEIJOS DA HOLANDA
QUEIJOS DA ESPANHA
QUEIJOS DE PORTUGAL
QUEIJOS DA ALEMANHA
QUEIJOS DA SUIÇA
QUEIJOS DA ITÁLIA
QUEIJOS DA GRÃ BRETANHA
QUEIJOS DA FRANÇA
QUEIJOS DO BRASIL
QUEIJOS JAPONESES - HISTÓRIA
HISTÓRIA DO QUEIJO

0 Response to "QUEIJOS DA DINAMARCA"

Post a Comment

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel