QUEIJOS DA ALEMANHA

Leopoldo Costa

Os mais conhecidos queijos alemães são o Quark, o Cambozola, o Harzer, o Hirtenkase, o Limburger, o Milbenkase, o Rauchkase e o Weisslacker.

O Quark é um queijo para ser consumido fresco (requeijão) com a densidade do paté. É produzido de leite pasteurizado, desnatado e padronizado para adequar o teor de gordura. Pode ser também produzido a partir de leite em pó desnatado, reconstituído. Serve de base, acrescido de açúcar, creme de leite e frutas, para a fabricação do queijo "Petit-Suisse".

O Cambozola é um queijo de leite de vaca sendo uma combinação do queijo francês Camembert, com o queijo italiano Gorgonzola.Foi criado no início do século XX.

O Harzer é um queijo de leite azedo de vaca, translúcido, amarelo,  sabor forte e picante, condimentado com cariz. Contém apenas 1% de gordura. É originário das encostas da montanha Harz na região sul de Braunschweig. Quando é comercializado no formato de pequenas bolas é denominado Handkase ou Taler e quando tem o formato cilíndrico é denominado Stangenkase.

O Hirtenkase ou Herder é um queijo duro de leite de vaca produzido na região de Allgau, no sul da Alemanha maturado no mínimo durante 8 meses. Como durante o outono o gado é levado para pastar nas encostas dos Alpes, o queijo é fabricado com o leite destas vacas. Tem a cor amarelada, a textura rústica e o aroma entre o Parmiggiano-Reggiano e o Gouda maturado.

O Limburger é um queijo de aroma pungente de leite de cabra pasteurizado, originário do antigo ducado de Limburg, que hoje está dividido entre a Alemanha, Bélgica e Holanda. Foi criado em 1867 pelo queijeiro Rudolph Benkerts. Dizem alguns que seu aroma é semelhante ao do chulé e pode atrair o pernilongo transmissor da malária. Quando jovem o queijo é duro, mas após três meses de maturação torna-se mole como um paté, que pode ser passado em torradas e pães. A Alemanha é a maior produtora do Limburg, que é também produzido na Holanda e Bélgica. Existe uma variedade denominada Herve, que é produzido na região entre os rios Vesdre e Meuse e na fronteira entre Alemanha, Belgica e Holanda.

O Milbenkase é um queijo produzido na pequena cidade de Wurchwitz, no estado de Saxonia-Anhalt. Temperado com sal e cariz pode ser apresentado em pequenas bolas e cilindros que são desidratados. As peças são colocadas em caixas de madeira forradas de farelo de centeio que após quatro semanas ficam com as cascas amareladas e com o passar de mais tempo ficam com a cor vermelha amarronzada. Alguns produtores maturam o queijo por mais de um ano e a casca fica quase preta. O sabor é semelhante ao Harzer, porém com um toque mais picante.

O Rauchkase é um queijo defumado, meio mole com uma casca amarronzada. A mais conhecida variedade é o Bruder Basil, que foi criado pelo queijeiro Basil Weixler.

O Weisslacker é um queijo macio de leite de vaca. Tem um sabor marcante similar ao do Limburger e casca salgada. É madurado durante sete meses em ambiente úmido.


Veja também:

QUEIJOS DA POLÔNIA
QUEIJOS DA RÚSSIA
QUEIJOS DO ORIENTE MÉDIO
QUEIJOS DA CHINA
QUEIJOS DA INDIA
QUEIJOS DA HUNGRIA
QUEIJOS DA AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA
QUEIJOS DO HIMALAIA
QUEIJOS DA ARGENTINA, CHILE E VENEZUELA
QUEIJOS DA ÁUSTRIA
QUEIJOS DA BÉLGICA
QUEIJOS DO MÉXICO
QUEIJOS DO CANADÁ
QUEIJOS DOS ESTADOS UNIDOS
QUEIJOS DA DINAMARCA
QUEIJOS DA SUÉCIA
QUEIJOS DA NORUEGA
QUEIJOS DA GRÉCIA
QUEIJOS DA HOLANDA
QUEIJOS DA ESPANHA
QUEIJOS DE PORTUGAL
QUEIJOS DA SUIÇA
QUEIJOS DA ITÁLIA
QUEIJOS DA GRÃ BRETANHA
QUEIJOS DA FRANÇA
QUEIJOS DO BRASIL
QUEIJOS JAPONESES - HISTÓRIA
HISTÓRIA DO QUEIJO

0 Response to "QUEIJOS DA ALEMANHA"

Post a Comment

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel