O BENEFÍCIO DAS NOZES PARA A SAÚDE
Dito isso, a nutricionista Natália Colombo propõe o abandono tanto da manteiga quanto da margarina por essa opção saudável, rápida e prática, que pode ser usada para passar no pão, torrada, biscoitos ou da maneira que preferir. Duram até três meses na geladeira e vale dizer que por ter um leve doce é adaptável em pratos doces e salgados. A dica é experimentar a manteiga de amêndoas em um sanduíche com macãs e queijo brie ou Gouda. Imperdível.
Manteigas de oleaginosas? O nome assusta, mas não precisa ter medo porque os beneficios as tornam bonitas e, melhor, saborosas. Antes de mais nada, saiba que as frutas oleaginosas - nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-pará, entre outras, valorizadas cada vez mais pelo papel de nutrir e prevenir doenças. Elas são fonte de gorduras insaturadas e poli-insaturadas, que têm ação antioxidante e outros beneficios.
Se ainda não está convencida, Natália vai listar outras razões para mudar de hábito o quanto antes. A nutricionista fala das diferenças: "A margarina é composta por óleos vegetais, e portanto contém grande quantidade de ácido graxo transformados durante o processo de hidrogenação do óleo vegetal, que ocorre para que ela fique sólida e consistente. A manteiga é pobre nesse tipo de ácidos graxos trans, porém é rica em ácidos graxos saturados, de origem animal".
Natália destaca que estudos mostraram que o consumo de gordura trans está diretamente relacionado com o aumento de lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos, diabetes tipo 2 e maior risco de doenças cardíacas. No caso da manteiga, ela lembra que "níveis elevados de gorduras saturadas e trans aumentam a necessidade de gorduras essenciais (ômega-3 e ômega-6); podendo explicar o aumento de doenças associadas à deficiência desses ácidos graxos: "O consumo de gorduras saturadas está relacionado ao aumento de doencas cardiovasculares, câncer e obesidade".
No entanto, a mudança de hábito é uma luta com o paladar: "Manteiga e margarina são comuns no dia a dia. Abrir mão é sempre difícil, até porque não existe no mercado um similar que seja saudável e tenha o mesmo sabor. Porém, há alternativas que podem ser preparadas e o sabor não fica tão diferente". Para isso, além da boa vontade é preciso disposição para preparar as manteigas oleaginosas: "Mesmo com a correria diária, as manteigas de azeite e a better butter são rápidas e fáceis de fazer". Natália lembra que essas manteigas são funcionais.
As de castanha são oleaginosas compostas por aproximadamente 60% de gorduras boas, essenciais para o bom funcionamento do organismo, já que regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), prevenindo arteriosclerose e hipertensão, contribuindo para um coracão e um cérebro mais saudáveis: "Além disso, auxiliam na manutenção e na perda de peso, previnem o envelhecimento precoce e ajudam a manter a pele mais bonita. E têm proteínas de alto valor biológico, vitamina E e micronutrientes, como selênio, cobre e magnésio."
Variações.
A manteiga de azeite destaca Natália, é saudável porque o azeite de oliva é fonte de vitaminas, principalmente a E: "Além de antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres". A nutricionista lembra que, de posse da base, você pode criar a manteiga que desejar: "Com a de castanhas, você pode adicionar uma pitada de sal e noz-moscada para deixá-las mais salgadinhas. Ou ainda colocar cacau em pó, xarope de agave ou mel e xarope de baunilha para uma versão "nutella" saudável. E assim por diante. Você pode fazer a manteiga de amêndoas ou nozes com uma pitada de sal, uma colher de chá de canela em pó, uma colher de sobremesa cheia de xarope de agave e açúcar mascavo ou mel. Ou na de avelãs uma ou duas colheres de sopa de cacau em pó, uma colher de chá cheia de extrato de baunilha, uma ou duas colheres de sopa de xarope de agave e uma pitada de sal". Já na de azeite e na better butter, você pode incluir as ervas da sua preferência, como rúcula, tomate seco ou azeitonas. Outra preocupação quando se pensa em manteiga/margarina é quanto as calorias. As vilãs das dietas.
Natália lembra que as manteigas oleaginosas, apesar de ter praticamente o mesmo valor calórico, ganham pontos por você ingerir a gordura monoinsaturada, que só trará benefícios: "Nesses casos, vale dizer que embora com as mesmas calorias, elas auxiliam no processo de emagrecimento, já que promovem saciedade, além de diminuir a inflamação de alguns orgãos". Como referência, uma colher de chá de manteiga de oleaginosas tem 36 calorias (uma colher de chá de manteiga equivale a 40 calorias e uma colher de chá de margarina é igual a 40 calorias). Portanto, o consumo é sem exageros.
Texto de Lilian Monteiro, publicado no caderno "Degusta" do "Estado de Minas" de 16 de setembro de 2012, com o título de "Gordura saudável". Digitado, adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.
0 Response to "O BENEFÍCIO DAS NOZES PARA A SAÚDE"
Post a Comment