'FERNET CON COCA' - DRINQUE NACIONAL ARGENTINO


Bebida foi inventada em 1845 e chegou à Argentina nas malas de imigrantes italianos como remédio para enjoo.
Portenhos mais velhos conservam a garrafa no banheiro; nas gerações seguintes, elas foram às prateleiras da despensa.

O estrangeiro que se senta em um bar em Puerto Madero ou na Recoleta provavelmente vai pedir um vinho ou uma cerveja argentina e se levantar da mesa se sentindo muito portenho. Mas o drinque nacional da Argentina, uma espécie de caipirinha dos “hermanos”, é outro: o “fernet con coca”, ou com“cola” — mas os mais íntimos também o chamam de “fernando”, “fernucho” ou “cabezón” (este último, para uma dose mais forte). Vendida por até 40 pesos (R$18)na vida noturna da capital, a bebida tem como ingrediente-base, como o próprio nome diz, o fernet.
Criado em 1845 pelo boticário Bernardino Branca, em Milão, o “amaro” chegou à Argentina nas malas dos imigrantes italianos, como remédio — recomendado para curaros eventuais enjoos que poderiam acometer aqueles que cruzavamo Atlântico. Embora os mais velhos ainda guardem suas garrafas no banheiro, nas gerações seguintes elas passaram às prateleiras da despensa.
A bebida de sabor amargo, frequentemente comparada ao Campari ou à Jägermeister (embora com menos açúcar — e sim, o primeiro gole pode não ser dos mais agradáveis), caiu no gosto local e hoje só fica atrás do vinho e da cerveja em vendas — com cerca de 20 milhões de litros consumidos por ano no país.
Diversas marcas vendem a bebida, mas a mais comum em bares chiques, e também a mais cara, é a da destilaria criadora do produto, a Fratelli Branca. Sua receita, secreta, inclui mais de 40 ervas na composição, entre elas o caríssimo açafrão — a empresa responde por 75% do consumo mundial do produto. Já em 1925, a companhia instalou uma fábrica próxima a Buenos Aires. Hoje em dia, sua planta argentina é a única em atividade fora de Milão.O processo de fabricação envolve o descanso do líquido por até um ano em barris de carvalho. Se Buenos Aires responde pelo maior consumo geral da bebida, com 35% do total na Argentina, Córdoba detém a liderança do consumo “per capita”.É desta que vem a receita mais famosa de “fernet con coca”,o “90210”: 90% de fernet, duas pedras de gelo e 10% de Coca-Cola. O mais comum na capital argentina,porém, é que a dosagem seja mais fraca, com mais gelo e menos álcool. Em muitos lugares, o copo vem somente com fernet e gelo, e o cliente, com a garrafa de Coca (ou Pepsi, dependendo do bar, embora os puristas não a recomendem), ministra a dosagem.
Integrado ao imaginário do país, “fernet con coca” também se tornou um hit da banda de rock Vilma Palma e Vampiros em 1993. E, ao contrário do que pensa Alfred Pennyworth (Michael Caine), o mordomo de Bruce Wayne, em“Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge”, é muito mais fácil encontrar um trago de fernet numa esquina de Palermo Soho do que na Itália.

Texto de Daniel Médici, publicado no caderno "Turismo" da "Folha de S. Paulo", de 27 de setembro de 2012, com o título de "Em Buenos Aires, dispense o vinho e faça como os locais". Adaptado e ilustrado para ser postado por Leopoldo Costa.

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